quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto:  Dengue, responsabilidade de todos.

Público alvo: Alunos do 4º ano

Período de realização: 15 dias

Justificativa:
Com o número crescente de casos de Dengue em nosso estado e País, é preciso tentar conscientizar os alunos para que eles se mobilizem e mobilizem seus pais, vizinhos, colegas e outros contra este mal do século XXI.
Neste Projeto os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver procedimentos e atitudes necessários para conhecer os cuidados que devem ter para evitar o crescimento de focos do mosquito, em suas casas, ruas e escolas em prol de uma qualidade de saúde.

Objetivo geral:
Despertar a consciência da responsabilidade de cada um, no processo de prevenção e combate a dengue.

Objetivos específicos:
Conhecer a origem da palavra Dengue (classificação científica);
Identificar os aspectos do mosquito da Dengue;
Compreender o processo do ciclo de vida e hábitos do mosquito Aedes Aegypti;
Relacionar a Dengue com a falta de higiene ambiental;
Conhecer as causas e consequências da Dengue;
Desenvolver a linguagem oral e escrita dentro do contexto atual.
Aprender procedimentos de pesquisa por meio de leituras de textos informativos e publicitários (folhetos, cartazes...);
Produzir textos informativos (entrevistas, gráficos, tabelas, notícias);
Produzir histórias em quadrinhos;
Produzir textos literários (poesias, poemas, paródias) com a estrutura formal.

Procedimentos:No decorrer do Projeto foi selecionado os materiais sobre o assunto, cartazes, folhetos informativos, texto científico (na internet), músicas, livros, poemas e histórias em quadrinhos sobre o tema;
Foi utilizado o texto informativo para consulta dos alunos, sempre que preciso;
A partir dos conhecimentos prévios e da busca de novas informações os alunos adquiriram novos conhecimentos sobre o tema em estudo;
Produziram textos diversificados como poesias, poemas, paródias, cartazes, gráficos, tabelas, texto humorísticos.

Avaliação:
A avaliação ocorreu de forma contínua, a partir de questionamentos das atitudes, da participação e cooperação dos trabalhos durante a realização do Projeto.

Disciplinas abrangentes:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes.

Referências:

A história da Dengue no Brail- Pesquisa Google;
Ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti. Folha de São Paulo. Março, 2002;
Cordel contra o dengue - http://www.tarciocosta.com/;
O dengue assim não tem vez - Cordel de José Olívio Paranhos;
Você é um cidadão - Heine, E. Poesias para crianças. São Paulo: Todo livro, 2004;
O mosquito escreve- m. Meireles, Cecília. O mosquito escreve. Ciência Hoje das crianças. São Paulo, ano 14, n. 120, 4, dezembro, 2001.

Anexos:

                                                      Imagens do desenvolvimento do Projeto


Atividades de Artes
















Oficina para confeccionar repelente contra o mosquito

Produção de texto literário




Leitura e produção de Histórias em quadrinhos (texto informativo e humorístico)



Atividades Matemática com uso de tampinhas de garrafas

































DICAS DE CURTAS EDUCATIVOS NO PORTAL DA PETROBRÁS


Re: Francisco Maciel Matos de Oliveira  – Atividade 4.2

   Sem dúvida os recursos encontrados na internet, são de grande importância para qualquer profissional que busque dinamismo e conhecimento. Na minha navegação por esse campo de novidades, encontrei vídeos, curtas e outras formas de mídias que trazem cultura nas diversas formas de expressão humana. Fica como dica para os interessados, acessar o Portal Curtas da Petrobrás e baixar: DEPOIS DE TUDO, AMPÔ E TÁ ( curtas educativos).Aproveite e boa diversão.

Reflexão sobre o texto de Silvio da Costa Pereira


Re: Francisco Maciel Matos de Oliveira  -Atividade 4.3

   Hoje, a “alfabetização / letramento nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização / letramento em relação aos textos impressos” (BRCKINGHAM, 2003, P.4).
    Essa nova forma de alfabetização e letramento através das mídias no século XXI,  deixa os profissionais da educação com uma responsabilidade de domínio dos instrumentos necessários para essa inclusão digital. No século da informação rápida, que atinge as massas a cada dia com mais eficiência levando aprendizagem e notícia de qualquer parte do mundo, mostra que a globalização do ensino e a informação não está apenas na mediação do professor na sala de aula. Desta forma a busca para o domínio desse conhecimento para entender e aprender a lidar com as novas mídias, são necessárias para todos que buscam está inseridos em um mundo interligado as novas formas de aprendizagem.    

Minhas reflexões

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Atividade: 4.3
Tema: Resumo do texto de Silvio da Costa Pereira
Aluno: Sérgio Henrique


De acordo com o texto de Silvio da Costa Pereira, pude perceber que os recursos tecnológicos são de grande importância e precisamos sim está conectados porque as mídias hoje estão interferindo no nosso dia a dia.” O cidadão do século xxI requer um grau de conhecimento que até agora poucos de nós tem. Requer do indivíduo que saiba ler os produtos da mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias. Isso envolveria capacidades que vão além do que foi considerado alfabetização em massa na época da mídia impressa.” Relato igual a este mostra que as coisas avançaram de um forma muito rápida e não devemos pará nunca de buscar as novas tecnologias pois dependemos dela para poder realizar tarefas antes complicadas e que levava muito tempo e hoje com 10 minutos é possível fazer planejamento para uns 2 meses. Pesquisa feita em várias escolas por um pesquisador mostra que precisamos melhorar muito e que as mídias tem que chegar as escolas de uma forma mais organizadas e com professores preparados para poder lidar com as situações que irão surgir no decorrer das aulas.

UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE COM AS SÉRIES INICIAIS EM 2010


UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE COM AS SÉRIES INICIAIS EM 2010

Em 2010 trabalhei com as séries iniciais do ensino fundamental e junto com mais três professoras realizamos o projeto intitulado “Cantigas infantis” que teve a duração de um semestre e meio. No desenvolvimento do projeto elaboramos livros de cantigas com gravuras, pesquisas junto as famílias, brinquedos com sucata, dramatizações, ouvimos músicas em aparelho de som, vimos vídeos de músicas baixadas da internet através de NOTEBOK ou TV (usando pendrive e DVD), encenações com instrumentos musicais e sentimos a necessidade de registrar esses trabalhos para guardarmos para nós mesmas e reapresentarmos para os alunos e a comunidade escolar posteriormente. Começamos a registrar com câmera digital tirando fotos, mas ainda não estando satisfeitas, buscamos recursos pra começar a filmar o trabalho proposto e quando conseguimos coletar todos os registros digitais planejados, não sabíamos como “arrumar”, então procuramos um jovem que trabalha com essas ferramentas tecnológicas e ele organizou como pedimos: colocou as fotos em slides e fundos musicais nas filmagens.
 O resultado desse trabalho foi gratificante e foi divulgado para os alunos e também para comunidade escolar e pudemos perceber um estímulo maior dos alunos quando se viam nas filmagens na duração o projeto. Não ampliamos mais esse trabalho por falta de mais recursos materiais.

síntese de repositório de material digital


SINTESE DE REPOSITÓRIO DE MATERIAL DIGITAL
ativ4-2_luciene
Curso:Proinfo Integrado
Módulo:Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Atividade:4.2
Cursista:Maria luciene Marques dos Santos Silva


Síntese de repositório de material digital


Navegando pelo repositório de material digital foi possivel ampliar bastante meus conhecimentos sobre o uso das multimídias para fins educacionais, como por exemplo no site Porta Curtas petrobrás - http://www.portacurtas.com.br onde pude assistir ao documentário Ilha das Frores, o qual proporciona uma ótima reflexão sobre o sistema capitalista – modo de produção,desigualdade social miserabilidade e banalização do ser humano.Excelente instrumento a ser trabalhado com alunos do Ensino Fundamental e Médio.O filme dura apenas treze minutos e foi produzido em 1989, mas é campeão absoluto do porta curtas.Só não concordo com a frase no início do filme:”Deus não existe”.Se o homem acreditasse mais em Deus, certamente saberia amar o seu semelhante, colocando-se em seu lugar e, cenas como as que são mostradas no filme jamais seriam vistas, porque simplesmente não aconteceriam.
Somente a confiança em Deus pode tornar o ser humano verdadeiramente livre!
No ícone da tv escola o filme Violência que Rola, retrata algumas situaçôes de violência contra a criança, a mulher, o idoso e, contribui bastante para o trabalho pedagógico na escola, uma vez que, oportuniza aos alunos refletirem sobre as causas e as consequências da violência e a pensarem sobre como essa pode ser evitada.

FICAM AS DICAS!

Minhas reflexões


CURSO:TECNOLOGIASNA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ALUNA:EDILEUZA DE LOURDES FREITAS MORAIS

MÍDIA -EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR


Hoje, nas escolas, famílias e grupos sociais os meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e sociais. As tecnologias
de informação estão mudando de certa forma as nossas vidas e por isso que cada vez mais as pessoas estão se preocupando em mudar o seu modo de
viver utilizando esses recursos tecnológicos que podem facilitar as nossas vidas.
BELLONI(2005,P-7)constata que a introdução das tecnologias de informação e comunicação do século XX,trouxe para o cotidiano das pessoas uma série de
mudanças nos modos de acesso ao conhecimento ,nas formas de relacionamento interpessoal,nas instituições e processos ,entre outros. A vida
cotidiana esta hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação,e
isso traz grandes desafios para educação. Cabe a nós professores perder o
medo de não fazer o uso dessas tecnologias e buscar meios para enfrentarmos
esse grande desafio,de fazer o uso dessas mídias.
Apesar das escolas do ensino fundamental existirem os recursos tecnológicos
como:computadores,máquinas,jornais, gibis e internet, a maioria dos professores
parece ainda não ter dado conta de que poderia ser mediador desses usos. Portanto,é necessário que nós professores possamos refletir sobre a nossa pratica ,reorganizarmos o planejamento e fazer o uso dessas tecnologias.

,


Curso Proinfo 100
O curso nos mostra que os computadores são máquinas de processamentos de dados a partir de instruções.E que o mesmo entra em funcionamento a partir do sofwere básico.através dele entendemos que a tecnologia está presente tanto na enxada como nos computadores e que a sociedade é conhecida hoje com a 'sociedade do conhecimento' pela facilidade do acesso a esse conhecimento.A preocupação é entender o papel da tecnologia na interação entre pessoas através do correio eletrônico e suas facilidades.As ferramentas possíveis a serem utilizadas: O email(endereço eletrônico)Esses arquivos podem ter qualquer formato:texto,imagem,sons,vídeos ou programas.Os sites que oferecem serviços de email são os mais populares como: gmail,hotmail,yahoo.Os recursos de interação continua a partir das ferramentas: fórum,chat e lista de discussão.Como atividade de grupo, na internet é importante se usar bom senso ao entrar em contato com outras pessoas evitando ofensas e agressões.Temos o fórum que é um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião sendo que já tem um tema pré-determinado.O chat que nos possibilita a troca de mensagens de forma rápida.Na elaboração de edição de textos apresenta recursos básicos de formatação e inserção de imagens em textos,utilizando o Br.office writer, a prática de 'colar e copiar'e algumas formas de fazer referencias ao material retirado da internet ou de outras mídias.Fazermos sempre a relação entre temas da unidade e nossa prática pedagógica.Vimos a importancia de utilizar o editor de texto online o google documento e as vantagens desse editor.Temos que ter o cuidado com os direitos autorais quando tratamos desse mundo de informações e formações de conceitos.Vamos percebemos a forma de nos utilizarmos de textos escritos, imagens fixas e audio visuais,tabelas,gráficos,slides que compõe uma apresentação sobre determinado assunto.São ferramentas que podem promover as aprendizagens e despertam a afetividade dos participantes produzindo sentimentos,emoções.
Na unidade 7 percebi que não dependemos de especialistas para criar um blog.Existem sites gratuitos que oferecem esses serviços.Nos permitem criar e publicar nossos textos ou imagens.Os blogs são como diários digitais,publicações de notícias até gêneros textuais.Já  a unidade 8 nos leva a  reflexão sobre a relação tecnologia e a aprendizagem significativa  visando a interação e a interatividade na rede mundial.E a 9  nos dá  a solução de problemas com planilhas eletrônicas  de forma a efetuar diversas  tarefas que envolvam números.Assim  finalizo o curso com um  acréscimo importante  de aprendizagens  significaticas sobre as TICs.

NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

ATIV 4.3
As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas,e por isso cada vez mais pessoas tem passado a se preoculpar em mudar a vida das mídias.
 Por outro lado também é importante  enxergar a explosão   do uso de mídias para a comunicação interpessoal.Com o avanço das novas tecnologias, sabemos que o uso dos computadores,máquinas fotográficas e até filmadoras está presente em  boa parte das escolas do ensino fundamental.

 ALUNA: NILMA MARIA DA SILVA DELGADO

Relato de experiência com mídia na educação


CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS
CURSISTA: Elidiane Rodrigues da Silva
ATIVIDADE 4.3

Relato de experiência do uso da mídia na educação

Tive conhecimento de experiências com uso de mídia na prática docente de alguns professores. Citarei um exemplo que considero relevante no momento.
Devido os computadores da sala de informática não estarem conectados à internet, tais professores encaminharam atividades de pesquisa para que os alunos pudessem fazê-las em Lan Houses. O problema é que, ao invés de fazerem uma seleção e análise crítica das informações, colhendo aquelas que melhor atendessem as necessidades, os discentes fizeram um apanhado de quase tudo que encontraram pela frente e repassaram para os professores que, nesse caso, consideraram o trabalho válido.
Assim, a internet que poderia ser uma ferramenta valiosíssima de uso pedagógico, já que encontra-se associada ao cotidiano da maioria dos estudantes, restringe-se ao simples uso, empobrecendo, assim, tal situação de aprendizagem. Isso porque nem os professores estão a par do uso das novas tecnologias e de como adequá-las a sua prática, nem a escola dispõe de internet para que os alunos possam realizar o trabalho tendo melhor orientação e esclarecimentos.
Dessa forma, apesar de vivermos em um mundo repleto de nova tecnologias e, muitas vezes, elas estarem presentes no planejamento e nas salas de aula, há muito o que se fazer do que diz respeito ao seu tratamento e adequação ao contexto, pois de nada adianta fazermos usos de novos recursos se eles não contribuem para o desenvolvimento das capacidades do educando.

Relato de mídias na educação


CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS
CURSISTA: Rosimayre Dias do Nascimento de Almeida
ATIVIDADE 4.3

Relato de experiência de uso da mídia na educação

Sabemos que as novas tecnologias são ferramentas necessárias para tornar nossas aulas mais atrativas, no entanto devemos usá-las adequadamente para que as mesmas colaborem em aprendizagens significativas.
Tenho presenciado no meu convívio escolar que alguns professores têm preparado aulas incluindo em seu planejamento ferramentas tecnológicas com o intuito de chamar a atenção dos discentes, porém percebi que muitas vezes estas não têm trazido resultados satisfatórios, visto que o laboratório de informática ainda não está conectado às redes sociais, o que dificulta o acompanhamento de pesquisas, por exemplo, tendo que serem realizadas em Lan Houses.
Um ponto negativo a ser destacado é que ao invés de pesquisarem e em seguida fazerem uma síntese, destacando os pontos relevantes, simplesmente imprimem e entregam ao professor, como se fosse o trabalho pronto.
Em relação aos vídeos, já se tem um melhor resultado, já que os professores assistem antes e preparam as atividades de acordo com os objetivos almejados para aquela aula.
Dessa forma, no primeiro exemplo, os recursos tecnológicos perdem o seu potencial de colaborador no processo pedagógico, passando a categoria de mero instrumento sem fins educacionais.



Relato de experiênciav

vv
Relato de experiência
Trabalhei o filme: A fuga das galinhas com a turma do 7º ano a finalidade era desenvolver a habilidade dos educandos a trabalhar em grupo pois, os mesmos só queriam fazer trabalho individuais e quando aprendiam algum assunto não queriam partilhar com os que tinham dificuldades. Este filme foi muito bom porque os alunos viram como é necessário o trabalho em equipe senti-me realizada após vê o efeito do filme . Finalizou com um debate.

Relato de experiência
Trabalhei o filme: A fuga das galinhas com a turma do 7º ano a finalidade era desenvolver a habilidade dos educandos a trabalhar em grupo pois, os mesmos só queriam fazer trabalho individuais e quando aprendiam algum assunto não queriam partilhar com os que tinham dificuldades. Este filme foi muito bom porque os alunos viram como é necessário o trabalho em equipe senti-me realizada após vê o efeito do filme . Finalizou com um debate.

Midia-educação no contexto da escola / Margarida MÓDULO : 04 ATIVIDADE : 4.3 CURSISTA :MARGARIDA BARBOSA MODESTO RELATO DE EXPERIENCIA Atualmente os recursos tecnológicos estão representados em toda sociedade , eles são responsáveis pelas mudanças de comportamentos das pessoas nas relações humanas e na construção do conhecimento . Podemos afirmar que a mídia interfere de forma decisiva praticamente em todos os campos : sociais , políticos econômicos e culturais . Sabemos que todos esses recursos estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. Por isso devemos nos preocupar em aprofundar os nossos conhecimentos , pois vimos que para se desenvolver um trabalho utilizando as novas tecnologias ainda é muito dificultoso em nossa escola devido na maioria das vezes não termos acesso a determinados recursos , mas vale ressaltar que as novas tecnologias não está interligado a informática e ou internet mas a tudo que é inovador para melhorar a aprendizagem . Por isso o educador deve rever a cada dia a sua prática porque a maioria dos nossos alunos dominam alguns desses recursos tecnológicos com mais facilidade do o próprio professor . É preciso encorajarmos para enfrentar os desafios pois é principalmente nos nossos alunos que devemos pensar porque nos dias de hoje tanto a família quanto a escola , os grupos sociais e os meios de comunicação são vistos também como espaço educativos e socializados , portanto entende-seque as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas .Os celulares podemos usar (para troca de mensagens de textos ,fotos e vídeos , alem da tradicional conversa por voz já existente nos telefones fixos ) e nos computadores (MSN , Orkut , e-mails ,telefonia por IP , chats etc.) tudo isso está mostrando a


PROINFO INTEGRADO
MÓDULO : 04
ATIVIDADE : 4.3
CURSISTA :MARGARIDA BARBOSA MODESTO
RELATO DE EXPERIENCIA
Atualmente os recursos tecnológicos estão representados em toda sociedade , eles são responsáveis pelas mudanças de comportamentos das pessoas nas relações humanas e na construção do conhecimento . Podemos afirmar que a mídia interfere de forma decisiva praticamente em todos os campos : sociais , políticos econômicos e culturais . Sabemos que todos esses recursos estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. Por isso devemos nos preocupar em aprofundar os nossos conhecimentos , pois vimos que para se desenvolver um trabalho utilizando as novas tecnologias ainda é muito dificultoso em nossa escola devido na maioria das vezes não termos acesso a determinados recursos , mas vale ressaltar que as novas tecnologias não está interligado a informática e ou internet mas a tudo que é inovador para melhorar a aprendizagem .
Por isso o educador deve rever a cada dia a sua prática porque a maioria dos nossos alunos dominam alguns desses recursos tecnológicos com mais facilidade do o próprio professor . É preciso encorajarmos para enfrentar os desafios pois é principalmente nos nossos alunos que devemos pensar porque nos dias de hoje tanto a família quanto a escola , os grupos sociais e os meios de comunicação são vistos também como espaço educativos e socializados , portanto entende-seque as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas .Os celulares podemos usar (para troca de mensagens de textos ,fotos e vídeos , alem da tradicional conversa por voz já existente nos telefones fixos ) e nos computadores (MSN , Orkut , e-mails ,telefonia por IP , chats etc.) tudo isso está mostrando a incorporação das novas mídias ao cardápio Comunicacional dos brasileiros , em especial dos jovens.
Estamos vivendo em um tempo onde muitos anunciam a crise em nossas escolas enquanto outros acreditam que é nelas que está a salvação para todos os males da atualidade . Nós educadores temos que repensar coletivamente a função da escola incluindo neste cardápio mídia e educação e encará-los com apropriação ativas e reflexivas delas com relação entre escola e sociedade.


RELATO DO CURSO

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Ativ 4.3
A imformática está   desenvolvendo um novo contexto nos desafios do aprender, com essa rede de informação as escolas estão se desenvolvendo de uma forma mais ampla e a cada dia a mídia refletem com novas informações,  onde  a escola,  família e os grupos sociais são compreendidos como importante espaços educativos. 
Entretanto, a tecnologia é um aspecto bastante trabalhado através de aquisições e habilidades, os alunos são estimulados a aprender a manusear câmeras,manter apresentações na área digital, digitar textos ou pesquisar na internet. A abordagem é complicada pelo fato de que muitos professores possuem um conhecimento sobre tecnologias mais limitado que os alunos.
Desta forma as competências e habilidades na rede da informática estão ligado aos aspectos da linguagem tecnológicas, onde professor e aluno interagem entre se com os novos métodos tecnológicos.


ALUNA: Ivonete Alves de Santana

Relato de experiência


RELATO DE EXPERIÊNCIA
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS.
CURSISTA: MARIA LUCIENE MARQUES DOS SANTOS SILVA
Uma experiência bastante positiva com o uso de tecnologias na educação no caso (tv, dvd, som, máquina fotográfica), foi uma aula realizada com uma turma de 5º ano de Ensino Fundamental sobre os temas: Auto-aceitação, rejeição e inveja, cujo objetivo era proporcionar a esses alunos a oportunidade de refletir sobre esses sentimentos e a descobrir que cada ser humano é importante pelo que é e que temos características diferentes que precisam ser respeitadas.
Para tanto, os alunos assistiram ao dvd do personagem Smilinguido em MODA AMARELA, que tinha o seguinte roteiro: “Tudo começou quando Smilinguido resolveu caprichar na limpeza de suas luvas e botinhas amarelas. Nesse dia a Rainha o elogiou muito. Apesar da grande amizade que une Piriá e Smilinguido as coisas mudam entre eles. Sentindo-se rejeitado,com inveja do amigo, Piriá procura um jeito de ser aceito pela Rainha e assim consegue a admiração de todas as formiguinhas”.
Após assistirem o filme os alunos poderam fazer seus comentários sobre a temática, depois todos foram convidados a encerrar a atividade com a encenação da música: VEM VER O AMOR DO CRIADOR e, para finalizar registramos a atividade com fotografias as quais fizeram parte do mural pedagógico da escola.

mídia-educação no contexto da escola


CURSO: PROINFO INTEGRADO
MÓDULO:4 (ATIVIDADE:4.3 MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR)
CURSISTA: SILVANA GOMES SOARES DE SOUZA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
NUMA ESFERA MAIS AMPLA A MÍDIA NO CONTEXTO SOCIAL APRESENTA-SE COMO UMA GRANDE RESPONSABILIDADE, PRINCIPALMENTE NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS PODENDO ATÉ TRANFORMAR O CIDADÃO DIFICULTANDO A CONVIVÊNCIA ,PORÉM É PERTINENTE APONTAR QUE A MÍDIA NOS PROPÕE REFLEXÕES SOBRE COMO NOS APROPRIAR DESSES RECURSOS DANDO ESPAÇO PARA AS INTERROGAÇÕES NECESSÁRIAS DE QUANDO E COMO UTILIZA-LO NO COTIDIANO, CABE A FAMÍLIA E A NÓS EDUCADORES TRABALHARMOS A QUESTÃO DA SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO COM RELAÇÃO A MANEIRA DE USAR OS RECURSOS OU NOVIDADES TÉCNOLÓGICAS LEVANDO SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR OS CONCEITOS COM OS ASPECTOS QUE EXPRESSEM COMPREENSÕES A RESPEITO DO QUE A MÍDIA NOS PROPORCIONA COM RELAÇÃO AOS PONTOS POSITIVOS NEGATIVOS.
ASSIM O EDUCADOR DEVE MOLDAR A CADA DIA SUA PRÁTICA PREOCUPANDO-SE EM APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS COM RELAÇÃO AOS RECURSOS TÉCNOLÓGICOS PORQUE DIANTE DA GAMA DE INFORMAÇÕES E EXIGENCIAS SOCIAIS NÓS ENQUANTO EDUCADORES DEVEMOS BUSCAR ATRAVÉS DA LEITURA E PESQUISAS ESTRATÉGIAS QUE SUPERE OS ANSEIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO.
É IMPORTANTE QUANDO HOJE TANTO ESCOLA COMO FAMÍLIA , GRUPOS SOCIAIS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO COMPREENDIDOS COMO ESPAÇO EDUCATIVO , MEDIANTE ESSE PROCESSO AS NOSSAS VIDAS ATRAVÉS DOS RECURSOS TÉCNOLÓGICOS MUDARAM E CABE LEMBRAR QUE TODOS ESTÃO INSERIDOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, POI ISSO É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A PRESENÇA DESSAS PARCERIAS E RECURSOS EM NOSSAS VIDAS.
VALE FRISAR QUE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL A CADA TEMPO SE MODIFICA E OS DESAFIOS E PROBLEMAS SOCIAIS SERÃO AINDA MAIS QUESTIONADOS PRINCIPALMENTE NO CAMPO EDUCACIONAL, PORTANTO É NECESSÁRIO QUE PROCESSO DE APREBDIZAGEM NO NOSSO PAÍS ESTEJA A CADA DIA MAIS CAPACITADOS PARA QUE DIANTE DA EVOLUÇÃO TÉCNOLÓGICA TENHAMOS ALTERNATIVAS PARA ENCARÁ-LAS E FAZER AS DEVIDAS APROPRIAÇÕES DESSES RECURSOS DE DE FORMA ATIVA E REFLEXIVA HAVENDO A INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE.

Midia-educação no contexto escola de Silvio da Costa Pereira.
O artigo reúne observações de duas pesquisas sobre mídias-educação realizadas em escolas de ensino fundamental de Florianópolis.
A primeira enfoca as representações e 'usos' (usos como ferramentas pedagógicas,uso para análise ou leitura crítica, e uso como forma de expressão de diversas mídias nas escolas particulares e públicas municipais.Em sua concepção teórica, ambas compreendem os alunos como elementos ativos nas relações comunicativas, seja com os professores, com pais, com colegas ou mesmo com os meios de comunicação.
Ivanilde B. Vieira
Conceito de curta metragem.
É um pequeno filme que se vai antes do pacote de pipoca, do copo de guaraná, mas que nos leva a digerir cada cena durante toda uma semana.
No site Porta curtas, assistimos animações que são direcionadas para o público infantil.Há uma infinidades de possibilidades pedagógicas, além de ser um recurso maravilhoso e criativo.
Um dos curta metragens que vi e recomendo é o filme 'ilha das Flores' trata-se de um divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo.Acompanhando a trajetória de um simples tomate,desde a plantação  até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riquezas e desigualdades que surgem no meio do caminho. 
Ivanilde B. Vieira