quinta-feira, 30 de junho de 2011

Midia-educação no contexto da escola / Margarida MÓDULO : 04 ATIVIDADE : 4.3 CURSISTA :MARGARIDA BARBOSA MODESTO RELATO DE EXPERIENCIA Atualmente os recursos tecnológicos estão representados em toda sociedade , eles são responsáveis pelas mudanças de comportamentos das pessoas nas relações humanas e na construção do conhecimento . Podemos afirmar que a mídia interfere de forma decisiva praticamente em todos os campos : sociais , políticos econômicos e culturais . Sabemos que todos esses recursos estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. Por isso devemos nos preocupar em aprofundar os nossos conhecimentos , pois vimos que para se desenvolver um trabalho utilizando as novas tecnologias ainda é muito dificultoso em nossa escola devido na maioria das vezes não termos acesso a determinados recursos , mas vale ressaltar que as novas tecnologias não está interligado a informática e ou internet mas a tudo que é inovador para melhorar a aprendizagem . Por isso o educador deve rever a cada dia a sua prática porque a maioria dos nossos alunos dominam alguns desses recursos tecnológicos com mais facilidade do o próprio professor . É preciso encorajarmos para enfrentar os desafios pois é principalmente nos nossos alunos que devemos pensar porque nos dias de hoje tanto a família quanto a escola , os grupos sociais e os meios de comunicação são vistos também como espaço educativos e socializados , portanto entende-seque as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas .Os celulares podemos usar (para troca de mensagens de textos ,fotos e vídeos , alem da tradicional conversa por voz já existente nos telefones fixos ) e nos computadores (MSN , Orkut , e-mails ,telefonia por IP , chats etc.) tudo isso está mostrando a


PROINFO INTEGRADO
MÓDULO : 04
ATIVIDADE : 4.3
CURSISTA :MARGARIDA BARBOSA MODESTO
RELATO DE EXPERIENCIA
Atualmente os recursos tecnológicos estão representados em toda sociedade , eles são responsáveis pelas mudanças de comportamentos das pessoas nas relações humanas e na construção do conhecimento . Podemos afirmar que a mídia interfere de forma decisiva praticamente em todos os campos : sociais , políticos econômicos e culturais . Sabemos que todos esses recursos estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. Por isso devemos nos preocupar em aprofundar os nossos conhecimentos , pois vimos que para se desenvolver um trabalho utilizando as novas tecnologias ainda é muito dificultoso em nossa escola devido na maioria das vezes não termos acesso a determinados recursos , mas vale ressaltar que as novas tecnologias não está interligado a informática e ou internet mas a tudo que é inovador para melhorar a aprendizagem .
Por isso o educador deve rever a cada dia a sua prática porque a maioria dos nossos alunos dominam alguns desses recursos tecnológicos com mais facilidade do o próprio professor . É preciso encorajarmos para enfrentar os desafios pois é principalmente nos nossos alunos que devemos pensar porque nos dias de hoje tanto a família quanto a escola , os grupos sociais e os meios de comunicação são vistos também como espaço educativos e socializados , portanto entende-seque as tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas .Os celulares podemos usar (para troca de mensagens de textos ,fotos e vídeos , alem da tradicional conversa por voz já existente nos telefones fixos ) e nos computadores (MSN , Orkut , e-mails ,telefonia por IP , chats etc.) tudo isso está mostrando a incorporação das novas mídias ao cardápio Comunicacional dos brasileiros , em especial dos jovens.
Estamos vivendo em um tempo onde muitos anunciam a crise em nossas escolas enquanto outros acreditam que é nelas que está a salvação para todos os males da atualidade . Nós educadores temos que repensar coletivamente a função da escola incluindo neste cardápio mídia e educação e encará-los com apropriação ativas e reflexivas delas com relação entre escola e sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário