terça-feira, 21 de junho de 2011

SUGESTÃO DE PROJETO DE TRABALHO SOBRE MEIO AMBIENTE



CURSO: EPROINFO
GRUPO: IRACEMA, ZULEIDE, MACIEL, MARLI, PATRÍCIA
ATIVIDADE 3.3
PROJETO DE TRABALHO : MEIO AMBIENTE

PÚBLICO ALVO: 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO PREVISTA: 10 DIAS
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA
TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE, ÉTICA, CIDADANIA,  TRABALHO E CONSUMO

PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE FAZER COM LIXO QUE PRODUZIMOS?
JUSTIFICATIVA
·         IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO HUMANA DIANTE DA NATUREZA; REALIDADE PERCEBIDA EM SALA DE AULA :NO QUE DIZ RESPEITO AO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS;
·         LIXO JOGADO EM LOCAL INADEQUADO.
·         PROJETO QUE ESTIMULE UMA MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO MEIO AMBIENTE.
·         REAPROVEITAMENTO DE ALGUNS TIPOS DE LIXO
        OBJETIVO GERAL:
·         SENSIBILIZAR O ALUNO QUANTO A MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO LIXO QUE PRODUZIMOS NO NOSSO DIA A DIA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         RECONHECER A NECESSIDADE E AS FORMAS DE COLETA E DESTINO DO LIXO A FIM DE REAPROVEITÁ-LO;
·         PERCEBER A NECESSIDADE DE UMA NOVA POSTURA FRENTE AO MEIO AMBIENTE, GARANTINDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA;

Metodologia:
Este projeto será trabalhado de forma interdisciplinar e vivenciada, possibilitando atividades práticas e vivências pessoais no meio em que convivem os alunos.
Serão desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano,  exposição de trabalhos e produção textual.


CONTEÚDOS:
CIÊNCIAS: MEIO AMBIENTE E SAÚDE
PORTUGUÊS:
LEITURA DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS; PRODUÇÃO TEXTUAL(TEXTOS POÉTICOS, EPISTOLARES E INFORMATIVOS); ORALIDADE E ESCUTA.
MATEMÁTICA:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS(CÁLCULOS)
GEOGRAFIA: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO PELA AÇÃO HUMANA(ATRAVES DA PRODUÇÃO E COLOCAÇÃO DO LIXO EM LOCAIS IMPRÓPRIOS); ESPAÇOS DEGRADADOS PELO LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS  PARA A SOCIEDADE.
ARTE: PRODUÇÃO DE MURAL COLETIVO


RECURSOS NECESSÁRIOS:
 CÂMERA FOTOGRÁFICA, COMPUTADOR, IMPRESSORA, INTERNET, SOFWARE EDUCATIVO- EDUBAR, VÍDEOS, DVD, DATA SHOW, LIVROS E REVISTAS
CULMINÂNCIA: MOSTRA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS COM O TEMA ESTUDADO.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O QUE SABEMOS? ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSAS
REGISTRAR AS IDÉIAS RELEVANTES E CONSTRUIR UM ROTEIRO DE ESTUDO SOBRE O QUE QUEREMOS APRENDER?
Como vamos aprender?
Oficina para confeccionar utilidades a partir do em trabalhos na escola;
Exposição dos trabalhos feitos
Pesquisa na internet,bibliográficas
Entrevistas aos moradores
Cantar a  música: é preciso reciclar
Assistir vídeos
Organizar mural
Estudo meio
O QUE APRENDEMOS?
Que não devemos desperdiçar a água;
Que o lixo deve ser reciclado;
Que o desmatamento prejudica o meio ambiente;
Que todos tem o compromisso de cuidar do meio ambiente.
As respostas são hipotéticas, pois o projeto ainda não foi aplicado.


AVALIAÇÃO:
 A AVALIAÇÃO DEVE PERMEAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, EM CADA ATIVIDADE O PROFESSOR DEVERÁ OBSERVAR E REGISTRAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. LEVANDO EM  CONSIDERAÇÃO A PRODUÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA  DOS ALUNOS  NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.


1.      Dados da Aula
2.      O que o aluno poderá aprender com esta aula
3.      Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo; observar os diferentes tipos de lixo; realizar campanhas de conscientização; compreender e conhecer o destino do lixo; bem como construir mural com sugestões de como cuidar do lixo.
4.      Duração das atividades
5.      Aproximadamente 10 aulas de 50 minutos
6.      Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
7.      Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que valorizem a troca de ideias e o diálogo para a construção do conhecimento.
8.      Estratégias e recursos da aula
9.      Atividade 1
10.  Iniciar a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses. Registrar em uma cartolina as hipóteses dos alunos e afixar no painel da sala de aula. Depois, solicitar que em grupo os alunos pesquise na internet sobre “O que é lixo?” e aproveitamento do lixo.
11.  Retomada das discussões e socialização dos dados pesquisados e confrontar com as hipóteses anteriores dos alunos.
12.  Produção nos grupos de textos sobre a temática estudada onde cada grupo irá produzir uma tipologia textual sugerida pelo professo(cartas, poemas, instrucionais, outros).
13.    Exibição de vídeo fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A
14.  Em sala de aula é importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo jogado nos bueiros e nas ruas
15.  Construção de mural  com imagens de locais degradados pelo lixo.
16.   Utilizando o laboratório de informática, o aluno deverá acessar o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e a partir do sítio sugerido abaixo, assistir ao vídeo:
17.  Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo
19.  Após todos assistirem ao vídeo, conversar com a turma sobre os lixos que encontraram pela escola e que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para nossa saúde e que o lugar de lixo é na lata de lixo.
20.  Atividade 2
21.  Retome os registros dos alunos sobre os tipos de lixo encontrados por eles na escola e construa coletivamente com a turma um cartaz com os nomes dos lixos encontrados, procurando separá-los em grupos de: papel, vidro, plástico, metal e orgânico.   
22.  É importante que os alunos compreendam a importância do destino correto para o lixo e se atentem para os materiais que podem ser reciclados: vidros, papel, plástico e metal. Para isso, é necessário que os alunos levem esse aprendizado para casa e discutam com seus familiares, construindo um panfleto de conscientização sobre o destino correto do lixo. O aluno  deverá  fazer um novo acesso em dupla jogar o jogo reciclagem tendo como fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
23.   
24.  Desafiar a turma a  construir recipientes com as cores indicativas de cada material referente à coleta seletiva do lixo. Cada caixa deverá ser construída na cor referente à sua utilização e ter escrito o tipo de material que nela poderá ser jogado:
25.  Vermelho – Plástico
26.  Azul – Papel
27.  Amarelo – Metal
28.  Verde – Vidro
29.  Marrom – Orgânico
30.  Para finalizar o trabalho sobre a temática lixo, a turma deverá construir um texto coletivo tipo: carta aberta a população para conscientização sobre o lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário