CURSO: EPROINFO
GRUPO: IRACEMA, ZULEIDE, MACIEL, MARLI, PATRÍCIA
ATIVIDADE 3.4
PROJETO DE TRABALHO : MEIO AMBIENTE
PÚBLICO ALVO: 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: APROXIMADAMENTE 10 AULAS
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA
TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE, ÉTICA, CIDADANIA, TRABALHO E CONSUMO
PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE FAZER COM LIXO QUE PRODUZIMOS?
JUSTIFICATIVA
IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO HUMANA DIANTE DA NATUREZA; REALIDADE PERCEBIDA EM SALA DE AULA:NO QUE DIZ RESPEITO AO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS;
LIXO JOGADO EM LOCAL INADEQUADO.
PROJETO QUE ESTIMULE UMA MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO MEIO AMBIENTE.
REAPROVEITAMENTO DE ALGUNS TIPOS DE LIXO
OBJETIVO GERAL:
SENSIBILIZAR O ALUNO QUANTO A MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO LIXO QUE PRODUZIMOS NO NOSSO DIA A DIA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
RECONHECER A NECESSIDADE E AS FORMAS DE COLETA E DESTINO DO LIXO A FIM DE REAPROVEITÁ-LO;
PERCEBER A NECESSIDADE DE UMA NOVA POSTURA FRENTE AO MEIO AMBIENTE, GARANTINDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA;
METODOLOGIA:
ESTE PROJETO SERÁ TRABALHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR E VIVENCIADA, POSSIBILITANDO ATIVIDADES PRÁTICAS E VIVÊNCIAS PESSOAIS NO MEIO EM QUE CONVIVEM OS ALUNOS.
SERÃO DESENVOLVIDAS DIVERSAS ATIVIDADES, ENTRE ELAS REFLEXÕES A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO, EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL.
CONTEÚDOS:
CIÊNCIAS: MEIO AMBIENTE E SAÚDE
PORTUGUÊS:
LEITURA DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS; PRODUÇÃO TEXTUAL(TEXTOS POÉTICOS, EPISTOLARES E INFORMATIVOS); ORALIDADE E ESCUTA.
MATEMÁTICA:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS(CÁLCULOS)
GEOGRAFIA: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO PELA AÇÃO HUMANA(ATRAVES DA PRODUÇÃO E COLOCAÇÃO DO LIXO EM LOCAIS IMPRÓPRIOS); ESPAÇOS DEGRADADOS PELO LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE.
ARTE: PRODUÇÃO DE MURAL COLETIVO
RECURSOS NECESSÁRIOS:
CÂMERA FOTOGRÁFICA, COMPUTADOR, IMPRESSORA, INTERNET, SOFWARE EDUCATIVO- EDUBAR, VÍDEOS, DVD, DATA SHOW, LIVROS E REVISTAS
CULMINÂNCIA: MOSTRA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS COM O TEMA ESTUDADO.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O QUE SABEMOS?
ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSAS , REGISTRAR AS IDÉIAS RELEVANTES E CONSTRUIR UM ROTEIRO DE ESTUDO SOBRE O QUE QUEREMOS APRENDER?
COMO VAMOS APRENDER?
OFICINA PARA CONFECCIONAR UTILIDADES A PARTIR DO EM TRABALHOS NA ESCOLA;
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS
PESQUISA NA INTERNET,BIBLIOGRÁFICAS
ENTREVISTAS AOS MORADORES
CANTAR A MÚSICA: É PRECISO RECICLAR
ASSISTIR VÍDEOS
ORGANIZAR MURAL
ESTUDO MEIO
O QUE APRENDEMOS?
QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇAR A ÁGUA;
QUE O LIXO DEVE SER RECICLADO;
QUE O DESMATAMENTO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE;
QUE TODOS TEM O COMPROMISSO DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
AS RESPOSTAS SÃO HIPOTÉTICAS, POIS O PROJETO AINDA NÃO FOI APLICADO.
DADOS DAS AULAS
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTAS AULAS?

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO

ESTRATÉGIAS












o VERMELHO – PLÁSTICO
o AZUL – PAPEL
o AMARELO – METAL
o VERDE – VIDRO
o MARROM – ORGÂNICO

AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DEVE PERMEAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, EM CADA ATIVIDADE O PROFESSOR DEVERÁ OBSERVAR E REGISTRAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PRODUÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário