CURSO: EPROINFO
GRUPO: IRACEMA, ZULEIDE, MACIEL, MARLI, PATRÍCIA
ATIVIDADE 3.4
PROJETO DE TRABALHO : MEIO AMBIENTE
PÚBLICO ALVO: 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: APROXIMADAMENTE 10 AULAS
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA
TEMAS TRANSVERSAIS: MEIO AMBIENTE, ÉTICA, CIDADANIA, TRABALHO E CONSUMO
PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE FAZER COM LIXO QUE PRODUZIMOS?
JUSTIFICATIVA
IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO HUMANA DIANTE DA NATUREZA; REALIDADE PERCEBIDA EM SALA DE AULA:NO QUE DIZ RESPEITO AO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS;
LIXO JOGADO EM LOCAL INADEQUADO.
PROJETO QUE ESTIMULE UMA MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO MEIO AMBIENTE.
REAPROVEITAMENTO DE ALGUNS TIPOS DE LIXO
OBJETIVO GERAL:
SENSIBILIZAR O ALUNO QUANTO A MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DO LIXO QUE PRODUZIMOS NO NOSSO DIA A DIA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
RECONHECER A NECESSIDADE E AS FORMAS DE COLETA E DESTINO DO LIXO A FIM DE REAPROVEITÁ-LO;
PERCEBER A NECESSIDADE DE UMA NOVA POSTURA FRENTE AO MEIO AMBIENTE, GARANTINDO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA;
METODOLOGIA:
ESTE PROJETO SERÁ TRABALHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR E VIVENCIADA, POSSIBILITANDO ATIVIDADES PRÁTICAS E VIVÊNCIAS PESSOAIS NO MEIO EM QUE CONVIVEM OS ALUNOS.
SERÃO DESENVOLVIDAS DIVERSAS ATIVIDADES, ENTRE ELAS REFLEXÕES A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO, EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL.
CONTEÚDOS:
CIÊNCIAS: MEIO AMBIENTE E SAÚDE
PORTUGUÊS:
LEITURA DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS; PRODUÇÃO TEXTUAL(TEXTOS POÉTICOS, EPISTOLARES E INFORMATIVOS); ORALIDADE E ESCUTA.
MATEMÁTICA:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS(CÁLCULOS)
GEOGRAFIA: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO PELA AÇÃO HUMANA(ATRAVES DA PRODUÇÃO E COLOCAÇÃO DO LIXO EM LOCAIS IMPRÓPRIOS); ESPAÇOS DEGRADADOS PELO LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE.
ARTE: PRODUÇÃO DE MURAL COLETIVO
RECURSOS NECESSÁRIOS:
CÂMERA FOTOGRÁFICA, COMPUTADOR, IMPRESSORA, INTERNET, SOFWARE EDUCATIVO- EDUBAR, VÍDEOS, DVD, DATA SHOW, LIVROS E REVISTAS
CULMINÂNCIA: MOSTRA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS COM O TEMA ESTUDADO.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O QUE SABEMOS?
ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSAS , REGISTRAR AS IDÉIAS RELEVANTES E CONSTRUIR UM ROTEIRO DE ESTUDO SOBRE O QUE QUEREMOS APRENDER?
COMO VAMOS APRENDER?
OFICINA PARA CONFECCIONAR UTILIDADES A PARTIR DO EM TRABALHOS NA ESCOLA;
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS
PESQUISA NA INTERNET,BIBLIOGRÁFICAS
ENTREVISTAS AOS MORADORES
CANTAR A MÚSICA: É PRECISO RECICLAR
ASSISTIR VÍDEOS
ORGANIZAR MURAL
ESTUDO MEIO
O QUE APRENDEMOS?
QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇAR A ÁGUA;
QUE O LIXO DEVE SER RECICLADO;
QUE O DESMATAMENTO PREJUDICA O MEIO AMBIENTE;
QUE TODOS TEM O COMPROMISSO DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.
AS RESPOSTAS SÃO HIPOTÉTICAS, POIS O PROJETO AINDA NÃO FOI APLICADO.
DADOS DAS AULAS
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTAS AULAS?
COM AS AULAS PROPOSTAS O ALUNO PODERÁ DESCOBRIR O QUE É LIXO; OBSERVAR OS DIFERENTES TIPOS DE LIXO; REALIZAR CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO; COMPREENDER E CONHECER O DESTINO DO LIXO; BEM COMO CONSTRUIR MURAL COM SUGESTÕES DE COMO CUIDAR DO LIXO.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
PARA A REALIZAÇÃO DESTA AULA, É NECESSÁRIO QUE JÁ TENHAM SIDO TRABALHADAS COM O ALUNO, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, SITUAÇÕES DO DIA A DIA DA TURMA, QUE VALORIZEM A TROCA DE IDEIAS E O DIÁLOGO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
ESTRATÉGIAS
INICIAR A AULA COM A TURMA ORGANIZADA PARA UMA RODA DE CONVERSA. A PARTIR DA QUESTÃO “O QUE É LIXO?”, POSSIBILITE QUE OS ALUNOS EXPRESSEM ORALMENTE SUAS HIPÓTESES. REGISTRAR EM UMA CARTOLINA AS HIPÓTESES DOS ALUNOS E AFIXAR NO PAINEL DA SALA DE AULA. DEPOIS, SOLICITAR QUE EM GRUPO OS ALUNOS PESQUISE NA INTERNET SOBRE “O QUE É LIXO?” E APROVEITAMENTO DO LIXO.
RETOMADA DAS DISCUSSÕES E SOCIALIZAÇÃO DOS DADOS PESQUISADOS E CONFRONTAR COM AS HIPÓTESES ANTERIORES DOS ALUNOS.
PRODUÇÃO NOS GRUPOS DE TEXTOS SOBRE A TEMÁTICA ESTUDADA ONDE CADA GRUPO IRÁ PRODUZIR UMA TIPOLOGIA TEXTUAL SUGERIDA PELO PROFESSO(CARTAS, POEMAS, INSTRUCIONAIS, OUTROS).
EXIBIÇÃO DE VÍDEO FONTE: HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=IJAV3FJAN7A
EM SALA DE AULA É IMPORTANTE QUE A TURMA PERCEBA QUE UMA DAS CAUSAS DAS ENCHENTES SE REFERE AO DESTINO INCORRETO DO LIXO JOGADO NOS BUEIROS E NAS RUAS
CONSTRUÇÃO DE MURAL COM IMAGENS DE LOCAIS DEGRADADOS PELO LIXO.
UTILIZANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, O ALUNO DEVERÁ ACESSAR O MOZILLA FIREFOX A PARTIR DO CAMINHO: METASYS -> APLICATIVOS -> INTERNET > MOZILLA FIREFOX E A PARTIR DO SÍTIO SUGERIDO ABAIXO, ASSISTIR AO VÍDEO:RATINHO DO CASTELO RÁ-TIM-BUM - A LATA DE LIXO FONTE: HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=8DDMXT43QRA
APÓS TODOS ASSISTIREM AO VÍDEO, CONVERSAR COM A TURMA SOBRE OS LIXOS QUE ENCONTRARAM PELA ESCOLA E QUE ESTAVAM NO CHÃO. APROVEITE PARA CONSCIENTIZAR A TURMA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE LIMPO PARA NOSSA SAÚDE E QUE O LUGAR DE LIXO É NA LATA DE LIXO.
RETOMAR OS REGISTROS DOS ALUNOS SOBRE OS TIPOS DE LIXO ENCONTRADOS POR ELES NA ESCOLA E CONSTRUA COLETIVAMENTE COM A TURMA UM CARTAZ COM OS NOMES DOS LIXOS ENCONTRADOS, PROCURANDO SEPARÁ-LOS EM GRUPOS DE: PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL E ORGÂNICO.
É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS COMPREENDAM A IMPORTÂNCIA DO DESTINO CORRETO PARA O LIXO E SE ATENTEM PARA OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS: VIDROS, PAPEL, PLÁSTICO E METAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS LEVEM ESSE APRENDIZADO PARA CASA E DISCUTAM COM SEUS FAMILIARES, CONSTRUINDO UM PANFLETO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DESTINO CORRETO DO LIXO.
O ALUNO DEVERÁ FAZER UM NOVO ACESSO EM DUPLA JOGAR O JOGO RECICLAGEM TENDO COMO FONTE: HTTP://IGUINHO.IG.COM.BR/JOGO_RECICLAGEM.HTML
DESAFIAR A TURMA A CONSTRUIR RECIPIENTES COM AS CORES INDICATIVAS DE CADA MATERIAL REFERENTE À COLETA SELETIVA DO LIXO. CADA CAIXA DEVERÁ SER CONSTRUÍDA NA COR REFERENTE À SUA UTILIZAÇÃO E TER ESCRITO O TIPO DE MATERIAL QUE NELA PODERÁ SER JOGADO:
o VERMELHO – PLÁSTICO
o AZUL – PAPEL
o AMARELO – METAL
o VERDE – VIDRO
o MARROM – ORGÂNICO
PARA FINALIZAR O TRABALHO SOBRE A TEMÁTICA LIXO, A TURMA DEVERÁ CONSTRUIR UM TEXTO COLETIVO TIPO: CARTA ABERTA A POPULAÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LIXO.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DEVE PERMEAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. POR ISSO, EM CADA ATIVIDADE O PROFESSOR DEVERÁ OBSERVAR E REGISTRAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PRODUÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário