CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS
CURSISTA: Elidiane Rodrigues da Silva
ATIVIDADE 4.3
Relato de experiência do uso da mídia na educação
Tive conhecimento de experiências com uso de mídia na prática docente de alguns professores. Citarei um exemplo que considero relevante no momento.
Devido os computadores da sala de informática não estarem conectados à internet, tais professores encaminharam atividades de pesquisa para que os alunos pudessem fazê-las em Lan Houses. O problema é que, ao invés de fazerem uma seleção e análise crítica das informações, colhendo aquelas que melhor atendessem as necessidades, os discentes fizeram um apanhado de quase tudo que encontraram pela frente e repassaram para os professores que, nesse caso, consideraram o trabalho válido.
Assim, a internet que poderia ser uma ferramenta valiosíssima de uso pedagógico, já que encontra-se associada ao cotidiano da maioria dos estudantes, restringe-se ao simples uso, empobrecendo, assim, tal situação de aprendizagem. Isso porque nem os professores estão a par do uso das novas tecnologias e de como adequá-las a sua prática, nem a escola dispõe de internet para que os alunos possam realizar o trabalho tendo melhor orientação e esclarecimentos.
Dessa forma, apesar de vivermos em um mundo repleto de nova tecnologias e, muitas vezes, elas estarem presentes no planejamento e nas salas de aula, há muito o que se fazer do que diz respeito ao seu tratamento e adequação ao contexto, pois de nada adianta fazermos usos de novos recursos se eles não contribuem para o desenvolvimento das capacidades do educando.
Achei a postagem interessante, pois serve como alerta para que quando formos trabalhar com nossos alunos com internet fazermos um planejamento, pois assim como qualquer outra aula a ser trabalhada precisa ser planejada para que possamos atingir nossos objetivos.
ResponderExcluirMércia