quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relato de mídias na educação


CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS
CURSISTA: Rosimayre Dias do Nascimento de Almeida
ATIVIDADE 4.3

Relato de experiência de uso da mídia na educação

Sabemos que as novas tecnologias são ferramentas necessárias para tornar nossas aulas mais atrativas, no entanto devemos usá-las adequadamente para que as mesmas colaborem em aprendizagens significativas.
Tenho presenciado no meu convívio escolar que alguns professores têm preparado aulas incluindo em seu planejamento ferramentas tecnológicas com o intuito de chamar a atenção dos discentes, porém percebi que muitas vezes estas não têm trazido resultados satisfatórios, visto que o laboratório de informática ainda não está conectado às redes sociais, o que dificulta o acompanhamento de pesquisas, por exemplo, tendo que serem realizadas em Lan Houses.
Um ponto negativo a ser destacado é que ao invés de pesquisarem e em seguida fazerem uma síntese, destacando os pontos relevantes, simplesmente imprimem e entregam ao professor, como se fosse o trabalho pronto.
Em relação aos vídeos, já se tem um melhor resultado, já que os professores assistem antes e preparam as atividades de acordo com os objetivos almejados para aquela aula.
Dessa forma, no primeiro exemplo, os recursos tecnológicos perdem o seu potencial de colaborador no processo pedagógico, passando a categoria de mero instrumento sem fins educacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário