As novas tecnológicas nos permitem ampliar o conceito de aula. Como preparar o professor para desenvolver tais habilidades em seus alunos através das mesmas?
Sabemos que ensinar e aprender são desafios que se apresentam a nós e todas as épocas e principalmente agora em que estamos vivendo em plena era da informática onde a mídia e a internet ocupam um espaço significativo na sociedade. Assim, o professor tem se modificado na medida em que os alunos têm acesso mais facilmente a uma gama de informações, mesmo que incompletas ou distorcidas, que devem ser organizadas e discutidas através de sua mediação. A sociedade nos coloca hoje frente à realidade virtual como uma ferramenta múltipla de informação e formação. Necessita-se de profissionais entendidos em desenvolvimento humano que percebam a infinidade de processos formadores e deformadores presentes na prática social e no mundo do trabalho, que saibam seu valor enquanto profissionais conscientes do seu ofício e da importância da educação para a humanização do ser. Ao se pensar em formação de professores há que se incentivar uma cultura constante de busca, de pesquisa e de leituras. O confronto com experiências que coloquem o professor a refletir sobre soluções para os problemas que surgem na dinâmica da sala de aula, discutindo a questão das identidades do professor no uso das tecnologias apontando caminhos na sua formação e nos desdobramentos que essas experiências possibilitam aos educandos, refletir e avaliar as informações que lhes chegam e decidir sobre a apropriação ativa e crítica dessas novas tecnologias. aluna: Zuleide Izídio de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário